FIFA 10 - Análise
Escrito por João Pessoa "WormPT"    Quarta, 07 Outubro 2009 23:03   
   
 

 
por João Pessoa "WormPT"
 
 
Da mesma maneira que o PSD viu, mais uma vez, Sócrates e o Partido Socialista manterem as rédeas do poder nas recentes eleições legislativas, também PES 2010 irá assistir, na cadeira dos vencidos, à permanência de Fifa como a melhor simulação futebolística do mercado. Como se isso não bastasse, contrariamente ao sucedido na política, a vitória de Fifa será com maioria absoluta. Antes que se levantem algumas vozes, é claro que ainda não tive acesso à versão final de PES 2010, mas considerando a pobre prestação da demonstração, ou há grandes melhorias, ou o desnível será abismal.


Se dez minutos com Fifa 10 talvez transmitam a sensação de que estamos perante um Fifa 9.5, trinta minutos já serão suficientes para qualquer um perceber que as mudanças são substanciais. A primeira grande alteração reside nos 360º de espaço disponíveis para qualquer jogador movimentar a bola. Confusos? Eu explico: Em Fifa 09, embora não seja por demais evidente, cada jogador só solta a bola para 8 direcções possíveis. Só isso explica o facto de, mesmo com o jogador todo torcido, e apertado entre dois defesas, os passes saírem quase sempre para o local pretendido. Se isso pode ser uma vantagem em algumas situações, também muitas são as vezes em que, vendo um companheiro em desmarcação, a bola acaba por quase nunca ir ter com o jogador, tendo que ser o jogador a ir ter com a bola. Fifa 10 introduz o controlo de bola em 360º, ou seja, agora a bola pode sair dos pés do jogador em qualquer direcção. Quando eu digo qualquer, é mesmo qualquer. Eu apercebi-me desse facto quando em típicas jogadas de desmarcação, na transposição do meio campo para o ataque, o atleta que recebia a bola teimava em falhar os passes, enviando o esférico para locais bem diferentes do pretendido. Habituado às rotinas de Fifa 09, era com estupefacção que, embora virando o analógico em direcção à baliza, o passe saia completamente desfasado do objectivo. Após algumas situações dessas, apercebi-me do óbvio: Em Fifa 10, a precisão do passe está completamente dependente da posição do atleta, das suas capacidades e do posicionamento dos jogadores adversários. Só isso explica que em lances de ombro a ombro ou em bola dividida, dificilmente um passe saia de forma correcta, estando dessa forma muito mais dependente da Lei da Probabilidade. É óbvio que nos casos em que o jogador está à vontade, as possibilidades de colocação da bola são infinitamente superiores, com o evidente acréscimo de credibilidade implícito.


Outra grande alteração prende-se com um particular melhoramento das disputas físicas entre atletas, e as suas consequências na jogabilidade. Em Fifa 10 as cargas de ombros são muito mais credíveis, óbvias e naturais. A luta pelo esférico surge também, por esse motivo, superior em termos qualitativos, com o anterior roubo de bola frontal a não ser tão frequente, dando lugar a antecipações convincentes, acompanhadas de encontrões e puxões bem mais realistas. Finalmente, a maior alteração proveniente desse refinamento é, sem sombra de dúvida, a diferença decorrente da corrida com bola ou sem bola. Salvaguardando atletas substancialmente diferentes em termos de valor individual, um avançado dificilmente ultrapassará em corrida um defesa sem bola. Isso é o que acontece na realidade, e agora faz parte da jogabilidade deste novo Fifa. Mesmo jogadores como Cristiano Ronaldo, ou Zlatan Ibrahimovic, já não são tão preponderantes nas respectivas equipas, pois qualquer defesa minimamente competente os consegue desarmar em corrida.


As alterações atrás descritas têm como resultado jogos mais pausados, pensados e naturais. Aliás, naturalidade é a palavra que mais me ocorre sempre que me liberto do jogo em si e me ponho a observar com olhos de espectador aquilo que está a decorrer em campo. Se o acto de correr ainda deixa transparecer o carácter artificial das imagens, a movimentação, sem corrida, dos atletas, brilha pela autenticidade, denunciando o quanto próxima da realidade está esta última versão de Fifa. O convite à troca de bola, organizando jogadas até há pouco tempo reservadas aos artistas de carne e osso, é mais do que óbvio, contribuindo para isso uma panóplia de pormenores deliciosos, onde destaco o levantar de perna ou o salto por cima da bola, do jogador que, acidentalmente, se coloca à frente de um passe destinado a um companheiro mais bem colocado.


Finalizando o capítulo da jogabilidade, resta-me referir que os guarda redes viram a sua prestação melhorada, saindo mais, e de forma mais convincente, aos pés de quem entra na grande área com a bola dominada, ao mesmo tempo que obtêm melhores resultados na defesa de golos em chapéu, tão utilizados na edição anterior. Infelizmente, as defesas para recarga, embora em menor número, continuam a fazer parte do cardápio, bem como algumas paragens cerebrais, em que gestos e saídas pouco ajustados à situação deixam uma pessoa com os nervos em alta. Apesar disso, o esforço feito na correcção dessas falhas é inegável, com resultados bem à vista.


Retomando uma das minhas afirmações iniciais, a impressão de que Fifa 10 é um ligeiro lifting da versão anterior decorre do grafismo do jogo. Realmente, poucas ou nenhumas diferenças existem entre os dois jogos. OK, um olhar mais minucioso revela um melhor trabalho na reprodução dos jogadores mais conhecidos, menus com uma melhor sofisticação (se bem que dentro da mesma matriz), e a chegada de chuva e neve ao relvado (com uma excelente e realista alteração da física da bola, sempre que isso acontece), mas a verdade é que a EA Canadá preocupou-se muito mais em refinar a excelente jogabilidade de Fifa 09, do que em alterar o seu aspecto visual. Considerando o resultado final, considero que essa foi a escolha mais acertada, primeiro porque o patamar gráfico de Fifa 09 já era muito bom, e segundo porque, afinal de contas, é a jogabilidade que mais recompensa trás ao jogador.


Longe vão os tempos em que um jogo de futebol se resumia a umas partidas em modo versus, campeonatos e taças. Nesse sentido, Fifa 10 surge como o expoente máximo de uma imensa oferta bem espelhada nas complexas ramificações de cada menu. Relativamente à edição anterior, a par de melhoramentos nos modos Manager e Clubs, a verdadeira novidade aparece sob o nome de Virtual Pro. Permitindo a criação de um atleta à nossa imagem (com direito ao download da nossa fotografia), a utilização do nosso homónimo poderá ser feita nos modos Be a Pro e Manager, dentro da componente offline, e no modo Clubs sempre que transitarmos para o online. As características do mesmo evoluirão através da conquista de Accomplishments, espécie de conquistas associadas ao desempenho do nosso atleta, que farão as delícias de todos os que são viciados neste género de mecânica. Ao mesmo tempo, o nosso atleta terá um acompanhamento constante por parte dos servidores da EA, com estatísticas profundas acerca do seu desempenho, aspecto que evidencia a forma cuidada e profissional como a produtora abordou esta componente.


Fifa 10 confirmou-se como uma excelente evolução da edição anterior. A EA Canadá, mais uma vez, realizou um trabalho exemplar, intervindo eficazmente em aspectos que melhoraram de sobremaneira toda a experiência. Se as partidas estão mais mastigadas, com maior luta a meio campo, reflectindo dessa forma aquilo que verdadeiramente se passa nas quatro linhas, a introdução dos 360º na trajectória da bola veio trazer uma maior credibilidade a uma fórmula que, desde a entrada nesta geração de consolas, se vem aproximando cada vez mais da realidade. Considerando o imenso conteúdo que oferece, seja offline, ou online, Fifa 10 afirma-se como um dos poucos jogos que vale cada cêntimo que por ele se dá.




Comentários (17)add comment

afmn said:

afmn
...
Simplesmente espectacular!!
Sem dúvida nenhuma este é o melhor jogo de futebol ja feito até aos dias de hoje.
 
Outubro 07, 2009
Votos: +0

Carloshooter said:

Carloshooter
...
Boa analise WormPT! smilies/wink.gif
Tens conta EASports?
É que eu consigo entrar com a conta no FIFA mas depois nao consigo entrar no site!
 
Outubro 07, 2009
Votos: +0

almadacr said:

almadacr
...
Exelente analise e pena que estando no Canada o FIFA so sai aqui no dia 20 de Outubro smilies/angry.gif
 
Outubro 07, 2009
Votos: +0

WormPT said:

WormPT
...
Boas CARLOSHOOTER smilies/smiley.gif

Se é por causa da fotografia, parece que o site ainda não o permite. Sei quem já conseguiu, mas pouco depois de ter sido lançado o jogo, a funcionalidade caiu. Foi a loucura para cada um meter a "fronha" no jogador... smilies/grin.gif
 
Outubro 07, 2009
Votos: +0

Joao Carvalho 4 said:

Joao Carvalho 4
...
Melhor jogo de sempre.
FIFA é rei nos jogos de futebol, e o resto é treta smilies/grin.gif
Boa analise smilies/wink.gif
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

It@chi said:

It@chi
...
É o rei esta ano ainda nao vi uma analise abaixo dos 9/90 e tudo editor's choise....o que e bom xD o jogo esta muito bom..é o meu vicio xD mas o GK...omg o buffon deu-me uma falha...sai-se dos postes para agarrar a bola e nem a apanhou so saiu e voltou para a baliza e eu nem tinha carregado no Y, mas estao a melhorar o porque fazem grandes defesas

Cumps e boa analise
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

It@chi said:

It@chi
...
desculpem o double post...mas Para quando um torneio hein??? eheheheh

força ai, que eu vou para a arena treinar set pieces xD
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

david_gilmour said:

Outubro 08, 2009
Votos: +0

JTMachado said:

JTMachado
...
Boa Analise.

Uma coisa que eu notei, e com a nova funcionalidade do 360 ficou muita mais difícil jogar com as "setas". Agora falho muitos mais passes e os jogadores as vezes não respondem bem aos meus comandos.

Por causa disso, estou a tentar aprender a jogar com o analógico.. lololol

Consequências? Sim, levo muito mais na cabeça do que levava no FIFA 09

Abraços
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

JTMachado said:

JTMachado
...
PS: Fico à esperar é de um torneio aqui oficial do site para o FIFA 10 smilies/tongue.gif
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

ZeLuis said:

ZeLuis
...
Posso adiantar que o torneio de FIFA 10 será uma realidade no XTP. Será um dos 3 torneios oficiais da Xbox Live em Portugal a realizar até ao fim do ano.
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

Situacao said:

Situacao
...
Boa análise desde já, isto apesar de não concordar de todo com ela.. E não concordo com ela, não porque seja um fanboy porque não o sou (do meu grupo de amigos fui o primeiro a incentivar toda a gente a jogar o Fifa 0smilies/cool.gif, mas sim porque acho que este jogo se não se assemelha à realidade futebolística, tal e qual o Fifa 09.. O que noto é a incrível facilidade para se marcar golos, sendo esta facilidade não decorrente de falhas pontuais da IA mas sim de erros graves do motor de jogo.. O facto de quando a bola entra dentro da área não haver qualquer tipo de pressão defensiva, o facto de 80% das vezes o "correr para a frente em vez de passar" resultar, entre outras situações no género.. Isto tudo se opõe ao que acontece no PES deste ano, mas como a review é do Fifa, não me vou alongar nesse assunto..

De qualquer maneira, e apesar de não ser simulação, o Fifa 10 não deixa de ser um óptimo jogo de futebol.. Faz aquilo que o PES fazia muito bem à uns anos, que é encontrar o equilíbrio entre simulação e diversão.. E isso, não o posso negar!
 
Outubro 08, 2009
Votos: -1

Situacao said:

Situacao
...
*o que queria dizer em cima, em vez do smiley, era "Fifa 08 )".. má escolha de palavras smilies/cheesy.gif
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

JTMachado said:

JTMachado
...
Situacao, nao querendo pegar contigo, mas acho que deves estar a falar de outro jogo que não o fifa.

Posso-te dizer que tudo que falas em cima nunca me aconteceu nem vi a acontecer.

Alias aposto contigo como se jogares contra um jogador humano isso que dizes k fazes, nao fazes a ninguém.

Abraços
 
Outubro 08, 2009
Votos: +0

PorquinhoBranco said:

PorquinhoBranco
...
Nao quero iniciar aqui nenhuma discussao sobre PES vs. FIFA, e como tal este vai ser o meu unico comentario, mas esta analise provou aquilo que ja disse numa discussao anterior sobre o tema! 90% do pessoal que joga FIFA provavelmente já nao joga PES ha alguns anos (e o inverso também), e quando falo em jogar, não é fazer uma partidazita "pra ver como é que é! Digo isto porque ao ler o 2º paragrafo e ao me ser transmitida a estupefaccao por parte do redactor, nao pude deixar de soltar uma gargalhada e pensar "nao? isto é a serio?"! Falo daquela questao do 360º e de os passes serem influenciados pela posiçao do jogador, as suas capacidades e etc!
É que isso é algo que acompanha o PES de ha pelo menos 3 ediçoes para cá, e que na minha opinião sempre lhe conferiu um maior grau de dificuldade, e tambem realismo, face ao FIFA, e se só agora isso foi implementado no FIFA, entao, como diz o outro, "nunca vi caso tão grave"! Mas hei...mais vale tarde do que nunca!...e pelo menos agora ja percebo porque é que os "fifalhocos" quando vêm ca a casa se queixam que nao acertam nenhum passe no PES....pois, pudera!!!! smilies/grin.gif
Fora isso, boa analise e muito bom jogo!!! Espero que a versão final do PES saia á altura!
 
Outubro 08, 2009
Votos: -2

PTJoao said:

PTJoao
...
@PORQUINHOBRANCO

A questão das fintas a 360º, nao vejo a tua admiraçao, é a 1ª vez que aparece NO FIFA, nao vejo em momento algum o Worm a comparar essa questão com o pes...

Para mim este fifa10 está qualquer coisa de BRUTAL. Concordo com a análise MAS é uma embirração minha, a questão dos estádios. O jogo tem cerca de 10-15 estadios oficiais, e 28 nao oficiais. Faltam lá os portugueses, nao percebo porque não estão lá. Os estádios dos 3 grandes sao bonitos, recentes, tem 5* pela UEFA, foram palco de um europeu recentemente e alem disso o estádio da luz apareceu nas 7 maravilhas do mundo! Não percebo smilies/sad.gif

Ah, nao sei se foi impressão minha, mas os movimentos dos jogadores estão bastante fieis aos reais, os passes, a corrida, o movimento proprio deles...
E o Worm também se esqueceu dos arbitros. Agora parece que ha varios perfis para os arbitros, ha arbitros que apitam por tudo e por nada, outros menos rigorosos, outros intermedios e outros que pouco apitam.
 
Outubro 08, 2009
Votos: +1

It@chi said:

It@chi
...
PTJoao nem estadios portuguese, nem texto em PT nem audio em PT(so meso buraka som sistema) e so o que me chateia no Fifa, deviam fazer tipo um DLC
 
Outubro 11, 2009
Votos: +0

Escrever Comentário
É preciso estar logado para postar um comentário. Por favor registe-se caso nao tenha uma conta.

busy
Actualizado em ( Quarta, 07 Outubro 2009 23:40 )