1. Um membro colocou no fórum a seguinte pergunta: “onde posso encontrar jogos pirateados?”. Que resposta e acção tomarias?
Candidato N: Eu responderia que o XTP não apoia a pirataria e bloqueava imediatamente o tópico, esperava cerca de ½ /1 hora (ou de acordo com a actividade do fórum) para quem não sabe, pudesse ler (ou simplesmente para “refrescar” a memória) e apagava-o.
Candidato O: Eu colocava um post a dizer: “Caro membro , aqui na nossa comunidade não apoiamos qualquer tipo de pirataria. Essas perguntas não poderão ser colocadas no nosso forum. Cumps”.
Candidato J: Respondia que este forum não ajuda nem suporta qualquer tipo de pirataria, bloqueava o tópico e fica com atenção especial sobre esse user, mandando-lhe uma PM a explicar a situação e avisar o mesmo para não repetir o mesmo.
Candidato M: Não respondeu ao teste.
Candidato B: Responderia no tópico que de acordo com as regras do XTP, assuntos relacionados com a procura e divulgação de pirataria estão proibidos, além de que são um crime pela lei portuguesa e assim sou obrigado a fechar o tópico.
2. Um membro colocou no fórum a seguinte pergunta: “um amigo falou-me das vantagens em ter uma consola pirateada. Neste momento estou indeciso quanto ao que devo fazer. Podem ajudar-me?”. Que resposta e acção tomarias?
Candidato N: Eu responderia que não vale a pena arriscar perder o melhor serviço online do mercado nem perder a garantia da consola e dizia que não se podia argumentar sobre pirataria no XTP e bloqueava o tópico. Apagava-o ao fim de 2 ou 3 dias.
Candidato O: Dizia lhe: “Caro membro , aqui na nossa comunidade não apoiamos qualquer tipo de pirataria. Essas perguntas não poderão ser colocadas no nosso forum. (e ainda respondia ao tópico falando das desvantagens e que isso é um erro ir por aí)Cumps”.
Candidato J: Respondia mostrando as vantagens de ter uma consola original e que este forum não ajuda nem suporta qualquer tipo de pirataria, bloqueava o tópico.
Candidato M: Não respondeu ao teste.
Candidato B: Explicaria as implicações de ter a consola pirateada, que é um crime, que invalida a garantia da Microsoft no caso de a consola ter algum problema e que por esses motivos o melhor e mais correcto que teria a fazer seria o de não piratear a consola
3. Um novo jogo acaba de ser anunciado, foram lançadas as primeiras imagens e o primeiro vídeo. Enquanto dinamizador do fórum, o que farias?
Candidato N: Criava um tópico na zona onde o jogo se adequa (Shooters, Desporto, acção, etc…), o tópico teria as informações essenciais (Ficha técnica, características, imagens e vídeos) e quando saísse noticias ou imagens/vídeos sobre esse jogo, actualizava o tópico.
Candidato O: Criava um tópico sobre o jogo em questão com a maior info possível tal como fiz neste. E com o passar do tempo ia actualizando.
Candidato J: Criava um tópico expondo as imagens e video, com um comentário de maneira a iniciar um debate por parte de todos os membros sobre o jogo.
Candidato B: Abrir um tópico na secção correcta no fórum para o tipo de jogo, e nesse tópico estaria a informação disponível ao momento para o jogo, desde as imagens, vídeos, links, editora, data de lançamento, etc.
4. Um membro iniciou um tópico que já havia sido criado anteriormente. Como procederias após detectar esse acontecimento?
Candidato N: Eu poria uma informação a dizer que o tópico era repetido e dava o link para o tópico original, bloqueava-o e ao fim de um tempo apagava-o. Se o tópico tivesse respostas, transferia-as para o tópico original. Caso o tópico tivesse conteúdo interessante que o tópico original não tivesse, além da informação do tópico repetido, pediria a esse membro para colocar esse conteúdo no tópico oficial.
Candidato O: Junto com outro ou então fecho o tópico temporariamnte esse e indico lhe o tópico que já existia e depois apago-o passando no mínimo 48h para quem “postou” no tópico poder encontrar a razão pelo qual o mesmo foi fechado.
Candidato J: Remetia o membro para o tópico que já havia sido criado anteriormente com uma nota para prestar mais atenção antes de criar tópicos, bloqueava/apagava o tópico.
Candidato B: Postaria no tópico desse membro a dizer que já existia um tópico anterior ao dele em relação ao mm assunto e que por esse motivo iria mover tudo o que estava escrito no tópico dele para o tópico anterior e diria para no futuro antes de criar um tópico usar a ferramenta de “Procura” do fórum para evitar que sejam criados inúmeros tópicos sobre o mesmo tema evitando assim criar confusão e dispersão dos users por diversos tópicos
5. Um membro, num tópico de discussão entre Xbox 360 e PS3, defende a sua posição, segundo a qual a PS3 é superior à consola da Microsoft. Como procederias?
Candidato N: Respeitava a sua opinião, mas respondia lhe que a Xbox360 também é muito boa e argumentava porquê.
Candidato O: Deixava a conversa/tópico continuar desde que não haja nenhuma situação de insultos (temos todos direito à nossa opinião mesmo que seja diferente da maioria das pessoas e no XTP fala se de todas as consolas pacificamente).
Candidato J: Nessa situação a menos que o membro estivesse a faltar ao respeito "violar as normas de conduta" a alguém não faria nada, cada um tem liberdade de escrever o que acha sobre esse assunto.
Candidato B: No meu entender acho que não tenho que fazer nada em relação a isso, penso que as pessoas têm direito À sua opinião e um fórum serve para isso mesmo, desde que o referido membro poste as suas ideas de forma respeitosa e não com o intuito de ofender ninguém nem criar uma “guerra” com outros membros.
6. Um membro colocou um tópico numa secção errada. O que farias?
Candidato N: Transferia esse tópico para a secção correcta e deixava uma informação no tópico a dizer que o tópico tinha sido movido para a secção certa.
Candidato O: Movia o tópico e seguidamente, fazia um post a dizer que foi moído e qual a razão para tal.
Candidato J: Remetia o membro para a secção correcta com uma nota para prestar mais atenção antes de criar tópicos, bloqueava/apagava o tópico.
Candidato B: Postaria no tópico a dizer que o tópico tinha sido criado numa secção errada e que por esse motivo iria ser movido para a secção correcta e pediria para no futuro o membro ter um bocado de mais atenção quando criar tópicos, para o fazer no local correcto
7. Um membro proferiu comentários de carácter injurioso em relação a outro. Como procederias?
Candidato N: Apagava o conteúdo injurioso do comentário e pedia para não se repetir. Caso esse membro voltasse a repetir a situação, tomava medidas.
Candidato O: Chamava-lhe à atenção dizendo que a conversa/tópico pode continuar desde que se fale com educação porque senão (dependendo do tipo de tópico) teria de fechar o tópico.
Candidato J: Se fosse a 1ª vez que o membro fazia isso chamava-lhe fortemente a atenção para não repetir o mesmo devido a depois ter de o "convidar" a abandonar o forúm, apagava a mensagem do membro.
Candidato B: Para começar avisava que é contra as regras do fórum e que por esse motivo se este tipo de comportamento for recorrente irá sofrer as sanções devidas.
8. Um bot fez spam no fórum em diversos tópicos. Como reagias?
Candidato N: Ia ao perfil do Bot e localizava as mensagens todas que ele escreveu e apagava-as. Findo este processo bania permanentemente o Bot.
Candidato O: Apagava-os simplesmente. Bania o membro (bot) e se possível apagava a conta dele no XTP.
Candidato J: Apagava todos os tópicos do bot e removendo-o também, caso dê para o reportar como bot/spam assim o faria.
Candidato B: Apagar todas as mensagens colocadas. Não sei se existem mais ferramentas para evitar que o mesmo bot volte a postar, mas se existirem obviamente que iria usa-las.
9. Um membro colocou, claramente por acidente, dois posts com o mesmo conteúdo. Como procederias?
Candidato N: Apagaria um dos posts.
Candidato O: Apagava um deles, o que tivesse menos posts ou aquele que tinha mais posts off-topic.
Candidato J: Apagava 1 dos 2 posts.
Candidato B: Apagaria o 2º post, podendo no caso de ser uma situação recorrente avisar para só se clicar uma vez no “submeter” quando se está a postar para evitar posts duplicados.
10. Se detectares um claro caso de off-topic num determinado tópico, como procedes?
Candidato N: Colocava um aviso para parar com o off-topic e retomar ao assunto do tópico. Se o off--topic continuasse, teria que apagar os posts com off-topic e avisar o/os membro/s em questão.
Candidato O: Chamo a atenção para os membros se manterem dentro do assunto do tópico (indicava outro tópico onde pudessem falar do off-tópic, caso houvesse).
Candidato J: Chamo a atenção ao membro que iniciou o off-tópic, e começo de novo a comentar o tópico anterior, de maneira a levar os membros a comentar de novo o anterior.
Candidato B: Avisaria no referido tópico que os últimos posts se estavam a desviar do assunto do tópico, por isso pediria atenção ao que se está a discutir e se os membros achassem importante o “off-topic” para criarem um tópico novo onde pudessem discutir essa situação.
Como avaliar?
O XTP solicita a tua colaboração na avaliação dos candidatos à Equipa. Dá a tua nota, seguindo o seguinte exemplo: "Candidato X: 3; Candidato Z: 5; Candidato Y: 0".
Pedimos que se quiserem tecer algum comentário em relação às participações, o devem fazer, desde que tenham, primeiramente, avaliado TODOS os candidatos.
Boa sorte a todos!